Skip to Content

Qual é a diferença entre uma traça da comida e uma traça da roupa?

Na ordem dos lepidópteros, que inclui todas as traças e borboletas, as traças reinam, respondendo por 90% do total e abrangem mais de 160.000 espécies. Muitas traças são bonitas e úteis, mas existem dois tipos de traças que são uma praga incómoda se invadirem sua casa. Essas duas pragas são a traça da roupa e a traça da comida. Elas são diferentes, e é importante conhecer essas diferenças.

O que é uma traça da roupa?

Como o nome indica, as traças das roupas são pragas que gostam de comer roupas e outros itens feitos de tecido. Embora prefiram fibras naturais, eles até comerão fibras sintéticas se acreditarem que as fibras naturais podem ser entrelaçadas. Como as suas fibras favoritas são algodão, lã e seda, os seus itens favoritos para atacar incluem roupas, lençóis e outras roupas de cama, cortinas, móveis estofados e até carpetes.

 

As traças das roupas são estreitas e têm apenas cerca de 1,25cm de comprimento. A sua cor bege estende-se até às suas asas cobertas de pelos. Pode ter dificuldade em identificar essas traças de vista, porque localizá-las é raro. Essas traças evitam até mesmo luz, preferindo ocupar apenas espaços escuros e desocupados que contenham os tipos de itens listados acima.

 

As traças da roupa passam por uma metamorfose típica, passando pelos estágios do ovo à larva e à pupa, antes de emergir como uma traça adulta. Curiosamente, não são as traças adultas as responsáveis ​​pelos danos ao seu tecido, mas sim as larvas. A traça põe cerca de 40 ovos, dos quais as larvas eclodem. As larvas, 1,25cm de comprimento e cor de marfim, alimentam-se de roupas e outros itens de tecido, deixando rastos que parecem teias de aranha em seu rasto.

 

O que é uma traça alimentar?

As traças da comida, também conhecidas como traças da despensa, visam os alimentos em vez de roupas. Elas gostam particularmente de produtos secos, como cereais, farinha, arroz, aveia, massa seca, fubá, nozes e até comida para animais de estimação.

 

As traças da comida são semelhantes em tamanho ao da traça da roupa, mas a sua cor é diferente. As suas asas estreitas são divididas em cores. Os padrões de cores variam muito entre as espécies.

 

Ao contrário das traças da roupa, detetar essas pragas não é difícil. Elas não têm medo da luz, e provavelmente verá a mesma voar pela cozinha ou dentro da despensa. Elas são até mesmo conhecidas por voar ao redor de outras partes da casa se acharem que há comida disponível em outro lugar.

 

As traças da comida passam por uma metamorfose muito semelhante à da traça das roupas. No entanto, elas são muito mais prolíficas e costumam colocar até 400 ovos por vez. Eles colocam ovos perto dos alimentos armazenados, e as larvas brancas cremosas de 1,25cm emergem e imediatamente começam a procurar comida. Em pouco tempo, elas estarão infestando a sua comida armazenada, muitas vezes deixando rastos de teias para trás.

 

Se de repente se deparar com um problema com as traças na sua casa, agora pode determinar se está a lutar contra as traças da comida ou das roupas. Saber a praga exata que enfrenta irá ajudar a tomar as medidas necessárias para resolver o seu problema.

Também lhe poderá interessar

  • Como se pode proteger das picadas de mosquitos e, em consequência, de doenças graves
    Artigos
    O que fazer contra picadas de insetos, inchaço e vermelhidão
  • Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
    Artigos
    Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
  • 28 factos sobre os mosquitos
    Artigos
    28 factos sobre os mosquitos
  • Como se pode proteger das picadas de mosquitos e, em consequência, de doenças graves
    Artigos
    O que fazer contra picadas de insetos, inchaço e vermelhidão
  • Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
    Artigos
    Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
  • 28 factos sobre os mosquitos
    Artigos
    28 factos sobre os mosquitos