Muitas incógnitas ainda cercam o coronavírus, mas é essencial observar que as pragas, como carraças e mosquitos, não transmitem a doença.
Os mosquitos carregam coronavírus? As carraças carregam coronavírus?
As pessoas espalham esses vírus principalmente por meio do contato com fluídos corporais infetados, por tosse ou espirro. Uma pessoa infetada produz gotículas microscópicas. Outra pessoa próxima pode inalar essas gotículas e infetar-se.
Os especialistas dizem que nenhum dado sugere que o COVID-19 seja transmissível por pragas. Insetos e artrópodes podem transferir doenças como o vírus do Nilo Ocidental ou a doença de Lyme para humanos por transmissão sanguínea. COVID-19 é muito contagioso, mas não parece espalhar-se pelo sangue.
Como o Coronavírus se propaga?
Pessoas espalham COVID-19 e outros coronavírus como SARS e MERS por meio de pequenas gotículas de muco ou saliva. A infeção também ocorre quando as pessoas tocam em um objeto que contém o vírus e, em seguida, tocam os olhos, nariz ou boca, pois ele pode permanecer nas superfícies por algum tempo. Não há evidências científicas de que mosquitos ou carraças podem transmitir o vírus que causa COVID-19 aos humanos.
SARS, MERS e COVID-19 são coronavírus zoonóticos. Eles mudaram os seus hospedeiros dos animais habituais para os humanos. Quando isso acontece, as doenças podem espalhar-se por meio do contato pessoal.
Qual é a melhor maneira de prevenir a infeção?
A lavagem adequada das mãos e outras ações preventivas sugeridas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças são os melhores meio de proteção:
- Lavar as mãos com frequência
- Evitar contato próximo com outras pessoas
- Usar uma máscara protetora quando estiver perto de pessoas fora da casa
- Cobrir tosses e espirros
- Limpeza e desinfeção de superfícies diariamente
Porque os mosquitos e carraças transferem outras doenças, e não a COVID?
Mesmo se um mosquito ou carraça ingerir uma grande quantidade do vírus em uma refeição de sangue, não há evidências de que infetaria o próprio inseto. Se não estiver infetado, não pode transmitir o vírus a humanos ou outros animais.
Por exemplo, quando o inseto ou artrópodes suga o sangue contendo infeção viral, o vírus se move para o intestino. O vírus precisa se multiplicar ou crescer, infetar o revestimento celular e mover-se para o resto do corpo, incluindo pernas, asas e cabeça. Em seguida, ele deve infetar as glândulas salivares antes de passar por uma mordida. Esse processo leva de alguns dias a mais de uma semana. Cada etapa do processo apresenta uma barreira para o vírus. O coronavírus morre no intestino do mosquito ou da carraça.
Os mosquitos ou carrapatos são motivo de preocupação?
Embora essas pragas não sejam portadoras de COVID-19, elas ainda podem espalhar outras doenças. As pessoas podem contrair doenças por causa de carrças e mosquitos. Zika, Nilo Ocidental, Febre Amarela, doença de Lyme e Malária são doenças transmitidas por insetos às pessoas.
Quais são algumas maneiras de prevenir picadas de insetos?
As precauções para reduzir as chances de picadas incluem:
- Remover água parada de toda a casa para que os mosquitos não tenham locais para se reproduzir
- Garantir que as janelas estão bem seladas
- Usar ar condicionado quando possível
- Usar calças, camisas longas e meias tratadas com repelente de insetos quando estiver ao ar livre
- Usar ventiladores para manter esses pequenos incómodos longe de pequenas áreas externas
- Verifique cuidadosamente se existem carraças depois de passar algum tempo ao ar livre
Felizmente, insetos, especialmente mosquitos e carrapatos, não podem fornecer COVID-19, mas podem transmitir várias outras doenças.