Melgas e Mosquitos
Graças à tecnologia de Dupla Eficácia da Dum Dum, pode desfrutar das noites de verão com as janelas abertas.
À medida que as temperaturas sobem, os dias ficam mais longos e as pessoas passam mais tempo ao ar livre, é sinal do regresso do Verão! Mas se pensa em tardes de convívio no jardim com a família e amigos, não se esqueça dos restantes que gostam das temperaturas do verão: os Mosquitos!
Os mosquitos são insetos que, tal como as moscas, são membros da ordem Diptera (duas-asas). Existem mais de 3,600 espécies de Mosquitos em todo o mundo. Os Mosquitos têm, normalmente, corpos relativamente delicados e compridos, com uma zona da boca em formato tubular chamado probóscide que utilizam para perfurar a pele das suas vítimas e sugar o seu sangue. A isto, geralmente refere-se como "picadas de mosquito". Mas, sabia que apenas os mosquitos fêmea é que "picam"? É porque estas precisam de ferro e proteína proveniente do sangue para produzir os seus ovos. Caso contrário, ambos os mosquitos, machos e fêmeas, alimentam-se do açúcar e néctar das plantas.
Com a chuva e o calor intenso, o Verão normalmente oferece as condições ideais para os mosquitos se reproduzirem. Se estiver particularmente húmido e quente, uma nova geração de mosquitos pode ocorrer a cada 14 dias. Um único mosquito fêmea pode pôr entre 200 a 300 ovos em água parada como em poças, lagoas ou barris de chuva.
A maioria dos mosquitos não gosta de luz solar direta, e é por essa razão que preferem sair do seu esconderijo ao anoitecer para procurar alimento. Os mosquitos fêmea encontram a sua fonte de alimento através do dióxido de carbono que expiramos, odores corporais e até da temperatura. Adicionalmente, podem também usar o seu olfato tridimensional para, até 40 metros, determinar a que distância se encontra a fonte de alimento.
Uma vez na fonte de alimento, os mosquitos usam a sua probóscide para penetrar na pele do hospedeiro e sugar o seu sangue, enquanto simultaneamente injetam saliva anticoagulante para manter o sangue a fluir e para uma melhor absorção. Um mosquito consegue absorver sangue até 3 vezes o seu peso ao longo de cerca de 3 minutos.
O sistema imunitário do hospedeiro identifica a saliva injetada pelo mosquito fêmea hostil, fazendo com que as células imunitárias reajam e libertem recetores de histamina. A histamina desencadeia uma reação alérgica que causa a sensação de inchaço e comichão. Normalmente, estas picadas são inofensivas, mas podem desencadear reações alérgicas, inflamações e até a propagação de doenças. É por esta razão que é tão importante proteger-se contra os mosquitos e as suas picadas.