Skip to Content

Atenção! Descubra que doenças pode apanhar das baratas

Ao contrário dos mosquitos, que atuam como vetores de doenças, as baratas são o que chamamos de "transmissores mecânicos". Observou-se que as baratas carregam cerca de 30 tipos diferentes de bactérias, 7 tipos de patógenos humanos e ovos de vermes parasitas. Algumas das doenças relacionadas às baratas são a disenteria, febre tifóide, poliomielite, cólera e lepra.

As baratas são como um autocarro da doença, os seus corpos estão cheios de pequenas fissuras e pelos que são perfeitos para transportar todos os tipos de micro-organismos, ao mesmo tempo que oferecem um ambiente perfeito para viverem e se reproduzir. Esse tráfico constante entre as fezes e os alimentos faz com que as baratas liberem e recolham um grande número de vírus, parasitas e patógenos ao longo do seu caminho. Ao contrário dos mosquitos, que atuam como vetores de doenças, infetando pessoas em busca de sangue, as baratas são o que os entomologistas chamam de "transmissores mecânicos". Isto significa que as baratas são um depósito indiscriminado de todos os tipos de passageiros, que poluem por onde passam.

 

QUE DOENÇAS CARREGAM?

 

DISENTERIA

Esta doença consiste basicamente na inflamação do intestino, normalmente do cólon, causando dores de estômago e diarreia. A gravidade dos sintomas pode variar dependendo do patógeno que os causa.

 

CÓLERA

A cólera é causada por um tipo de bactéria chamada Vibrio cholerae, que é muito encontrada em baratas. Consiste principalmente na inflamação do intestino delgado, que provoca dor de estômago e diarreia, embora algumas pessoas tenham poucos ou nenhum sintoma.

 

LEPRA

A Lepra é causada por outro passageiro que pode ser encontrada nas baratas, o Mycobacterium leprae. Esta bactéria causa feridas terríveis na pele, que, se não forem tratadas, podem levar à desfiguração grave, bem como danos aos nervos nas extremidades.

 

FEBRE TIFOIDE

A febre tifóide é uma infeção causada pela Salmonella typhi, ou a sua prima Salmonella paratyphi, que normalmente causa uma versão leve da doença e é normalmente transmitida pela chegada dos corpos de baratas em fontes de comida e água. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, dores e incómodos, diarreia e letargia.

 

POLIOMIELITE

Um dos vírus também observados nas baratas é a poliomielite, uma doença grave que afeta principalmente as crianças menores de três anos. Uma pessoa infetada com o vírus pode apresentar febre, fadiga, rigidez de nuca e, se o vírus invadir o sistema nervoso, paralisia.

 

OUTROS PASSAGEIROS REGULARES

Também foi observado que as baratas carregam pelo menos 6 outros parasitas, incluindo os do verme gigante, lagarta e ancilóstomo. Ao mesmo tempo, elas carregam ovos dormentes de parasitas como Escherichia coli, C. parvum, C. cayetanensis e Entamoeba histolytica. Estes parasitas podem ter efeitos graves para a saúde humana, pois podem causar danos intestinais, danos ao fígado ou diarreia, para além de outras doenças.

 

É do conhecimento geral que as baratas também causam asma e alergias, especialmente em crianças. Os seus excrementos e outros detritos que caem no chão são tão pequenos que são facilmente captados pelo ar, da mesma forma que a poeira, e inalados por humanos. Assim que respiramos essas partículas, elas são depositadas nos nossos brônquios e detetadas pelo sistema imunológico, causando reações alérgicas como a asma.

 

Agora que temos algumas noções sobre o quão prejudicial ao nosso bem-estar é o facto de a nossa casa abrigar baratas, sabemos também que devemos agir rapidamente se detetarmos uma barata no nosso espaço. Quando decidirmos participar no assunto, devemos ter em mente que nunca sabemos quantas baratas realmente existem, ou se elas têm o ninho por perto. Por isso, o Dum Dum Baratas e Formigas foi desenvolvido para matar não só as baratas, formigas, e os seus ovos, mas também tem uma ação preventiva. Desta forma, podemos garantir que nossa casa não é uma paragem para as baratas.

Também lhe poderá interessar

  • Como se pode proteger das picadas de mosquitos e, em consequência, de doenças graves
    Artigos
    O que fazer contra picadas de insetos, inchaço e vermelhidão
  • Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
    Artigos
    Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
  • 28 factos sobre os mosquitos
    Artigos
    28 factos sobre os mosquitos
  • Como se pode proteger das picadas de mosquitos e, em consequência, de doenças graves
    Artigos
    O que fazer contra picadas de insetos, inchaço e vermelhidão
  • Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
    Artigos
    Factos sobre as doenças transmitidas pelos mosquitos (Parte 2)
  • 28 factos sobre os mosquitos
    Artigos
    28 factos sobre os mosquitos